Todos nós gostamos e queremos consumir roupas com qualidade, mas raramente encontramos roupas com qualidade e com referências à comunidade negra e exaltando as suas qualidades.
A partir disso surgiu a ideia de criar uma marca que provesse roupas e acessórios com qualidade, com identificação com a população negra e que parte do lucro de todos os produtos dessa marca fosse destinado para ações sociais com a comunidade negra e periférica.
Muito prazer! Meu nome é Wagner Cerqueira, sou nascido e moro no Capão Redondo, periferia da zona sul de São Paulo.
Sempre me senti incomodado com a maneira que era tratado na sociedade. Seja por ser negro, periférico ou deficiente físico. Em inúmeros momentos, era colocado em situações constrangedoras ou excludentes no trabalho, escolas, na rua, em lojas, etc.
Em 2012, trabalhando com Marketing e Franquias, iniciei minha trajetória com DE&I (Diversidade, Equidade e Inclusão) na empresa em que trabalhava. Em meados de 2015, co-fundei a organização independente Rede de Profissionais Negros (RDPN). Esse projeto visa contribuir com a qualificação da comunidade negra, para que atendam as expectativas do mercado, e qualificação das empresas, para que sejam ambientes mais acolhedores. E por fim, fazendo a conexão entre ambos para que ocorra a empregabilidade dessa comunidade.
No final de 2019, resolvi apostar no sonho de empreender em uma marca que, além de atender as demandas de moda e representatividade da população negra, contribuísse com as dores sociais desta parte da população. Assim nasceu a Identidade Negra. Vendendo vestuário e acessórios de qualidade, tendo identificação com a comunidade negra e periférica e muito propósito na sua essência. Esse investimento é feito de diversas formas para que as pessoas negras sejam incluídas no mercado, tenham ascensão em suas carreiras e bem-estar em suas jornadas diárias.
Confira essas ações na página IDN SOCIAL.
Agora, a cada dia a Identidade Negra cresce e se fortalece em seu propósito e sua razão de existir.
Neste momento nunca fez tanto sentido o "Juntos Somos Mais Fortes" e "Juntos Vamos Mais Longe".
Negros e não-negros aliados(as) estão nessa trajetória com a Identidade Negra.
Vamos juntos?
Esta marca consiste na consolidação e realização de ideias de como a comunidade negra pode ser representada no mundo e na sociedade brasileira por meio da moda.
A marca foi denominada Identidade Negra.
Prover moda com qualidade, representatividade e identificação com a população negra e periférica, retornando em ações sociais de empoderamento nestas mesmas comunidades.
Ser reconhecida como referência no mercado da moda casual e corporativa para a população negra e como agente que contribui com o empoderamento desta comunidade.
Ter o respeito como base para construção de relações e atuação no mercado. O emprego desse valor deve ser considerado em todo o ambiente e nas ações da Identidade Negra.
Ter uma postura íntegra e ilibada na sociedade, praticando um negócio justo e inclusivo.
Compromisso com a construção de uma moda de qualidade e com a comunidade negra.
Ser perfeccionista na criação, preparação, fornecimento de produtos e atendimento para que nossos clientes se sintam importantes e essenciais em todo o processo.
Cada peça é essencial para o perfeito funcionamento da marca e do propósito.
Cada pessoa é crucial para que possamos oferecer o melhor produto e a melhor experiência.